IRIUM%20Logo-01_edited.png

Bem -vindo ao nosso blog!

COMO LIDAR COM O TDAH NAS ESCOLAS?


O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma das causas mais comuns com relação à dificuldade de aprendizado na escola. Ele é um problema neurobiológico e surge através de questões hereditárias ou de alguns fatores externos.


E se não for diagnosticado cedo, o TDAH prejudicará a capacidade de aprendizagem da criança, que não atingirá o mínimo de conhecimento necessário em áreas como a leitura, a escrita e a matemática.


Muitas vezes, as escolas e os professores não sabem como agir diante de crianças que apresentem TDAH. Por isso, neste post trouxemos 4 dicas para te ajudar a lidar melhor com a situação. Confira!


1- Melhore a didática: torne as aulas mais interessantes para que os conteúdos sejam aprendidos e não memorizados. Isso independe da presença de alunos com TDAH. Hoje em dia, temos vários recursos para atrair a atenção dos alunos e a gamificação é um exemplo.


2- Faça diferentes tipos de avaliação: a prova não precisa ser o único instrumento de avaliação. Saia do tradicional e utilize pesquisas, apresentações, discussões e rodas de conversa também.


3- Elabore um roteiro de estudo: um aluno com TDAH precisa de regras para realizar as tarefas. Por isso, criar um roteiro de estudo e/ou uma lista de afazeres escolares ajuda a criança a executá-las.


4- Envolva os pais: é fundamental que os pais e responsáveis estejam presentes na rotina escolar de seus filhos, independentemente de terem TDAH ou não. Por isso, envolva os pais na vida escolar do aluno e peça que eles incentivem a criança a seguir as regras e a realizar as tarefas.


Gostou? Compartilhe com todo mundo e nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas como essa.

Posts recentes

Ver tudo