IRIUM%20Logo-01_edited.png

Bem -vindo ao nosso blog!

COMO DAR FEEDBACKS ASSERTIVOS AOS ALUNOS?



Durante a rotina de sala de aula e provas, o professor precisa estar sempre avaliando a performance dos alunos. Isso leva à necessidade de o educador emitir um feedback constante, pois é através deste retorno que os estudantes saberão sobre o seu desempenho e os pontos que podem ser aperfeiçoados.


Assim, é muito importante que os professores deem feedbacks assertivos aos alunos. Por isso, hoje separamos 5 dicas incríveis que vão te ajudar nesses momentos de avaliação e retornos de desempenho.


1- Reserve um momento para cada aluno: um bom feedback precisa ser claro e objetivo. Por isso, falar com cada aluno individualmente é a melhor maneira, já que você poderá dar uma atenção especial ao aluno e evitar possíveis constrangimentos com a turma.


2- Esclareça as razões das suas opiniões: é essencial que você explique ao aluno o porquê de suas opiniões. Isso permite que o estudante entenda bem toda a situação e o que deve ser melhorado.


3- Mostre-se aberto a receber feedbacks: os feedbacks podem e devem ser recíprocos. Dê oportunidades aos alunos e permita que eles se sintam à vontade em sugerir onde você pode melhorar.


4- Tenha empatia pelos alunos: a empatia é a base de qualquer relacionamento. Não fale apenas sobre os erros. Dê destaque aos acertos também! Procure entender as dificuldades de cada um, assim você poderá compreender as possíveis razões que levaram o aluno a cometer tal erro. É preciso cuidado também na escolha das palavras e na forma de falar!


5- Mantenha o acompanhamento: você deve acompanhar cada aluno e observar se eles estão evoluindo a partir dos feedbacks recebidos. E não se esqueça que os feedbacks precisam ser constantes! Esses retornos são essenciais para que os estudantes construam sua jornada do aprendizado.


Gostou? Compartilhe com todo mundo e nos acompanhe nas redes sociais para mais dicas como essa.